O dispensador de água BRITA Top Pro está localizado num refeitório.

Proteja-se contra as PFAS

com o filtro CLARITY Protect

Protegendo a água, protegendo a saúde

Provavelmente já ouviu falar de PFAS ou “produtos químicos eternos”. Estes produtos químicos sintéticos são utilizados em produtos do dia a dia há décadas. Mas as suas propriedades resistentes significam que se decompõem lentamente e podem vazar para o abastecimento de água.

Os potenciais riscos das PFAS para a saúde ainda estão a ser investigados. Mas, entretanto, uma ação positiva para a sua empresa, funcionários e hóspedes é utilizar um filtro PFAS. Continue a ler para saber mais sobre as PFAS e como funciona o filtro CLARITY Protect para fornecer água excecionalmente limpa e segura.

Químicos eternos

Homem a segurar um tubo de ensaio.

As PFAS (substâncias alquílicas per e polifluoradas) são um grupo de cerca de 10 000 substâncias químicas altamente persistentes. As indústrias de todo o mundo usam PFAS desde a década de 1950. Encontram-se em produtos do dia a dia, desde utensílios de cozinha antiaderentes a roupa impermeável e agentes de limpeza.

As PFAS são amplamente utilizados devido às suas propriedades desejáveis. São estáveis sob o calor intenso e extremamente resistentes à água, à sujidade e à gordura. As PFAS estão entre os compostos químicos mais fortes que conhecemos.

Mas, uma vez no ambiente, estas substâncias demoram milhares de anos a decompor-se. São frequentemente chamados “químicos eternos”.

Uma preocupação crescente na Europa

Mapa de contaminação por PFAS na Europa.

Embora ofereçam benefícios industriais, as PFAS não acontecem de forma natural. No entanto, encontram-se em todo o lado no ambiente: na água, no solo e no ar. De acordo com estudos recentes, mais de 12,5 milhões de europeus vivem em zonas de água potável contaminada com PFAS.* Estes químicos encontram-se em todo o continente, desde os sistemas de águas subterrâneas aos recursos hídricos da superfície.

Os principais pontos de contaminação incluem zonas industriais e regiões agrícolas. As PFAS também são encontradas em áreas próximas de locais de treino de combate a incêndios. No século XX, ainda era utilizada espuma anti-incêndio contendo produtos químicos persistentes.

Impacto a longo prazo das PFAS: uma questão em aberto

As PFAS estão disseminadas por todo o ambiente. Mas que impacto têm na vida humana, animal e vegetal? Os vestígios de PFAS podem ser encontrados no sangue de quase todas as pessoas hoje em dia. Embora os riscos para a saúde ainda estejam a ser investigados, estes produtos químicos podem ser cancerígenos e prejudiciais para a saúde humana. Como as PFAS demoram décadas a decompor-se, há uma necessidade urgente de ação para proteger a saúde pública e a biodiversidade.

Medidas da UE contra as PFAS

Campo amplo com plantas verdes sob um céu azul.

Os legisladores reconhecem o potencial impacto negativo das PFAS e têm tomado medidas nos últimos anos. Por exemplo, um produto químico do grupo PFAS – PFOA – foi proibido na UE desde 2020.

Desde 1 de janeiro de 2023, a UE impõe níveis máximos de PFAS para determinados produtos alimentares. Isto inclui peixe e produtos da pesca, crustáceos e moluscos, carne, ovos e produtos feitos a partir destes. Em janeiro de 2024, a Comissão da UE definiu métodos de análise de PFAS, incluindo limites de deteção e frequência de amostragem. E a partir de janeiro de 2026, os estados-membros da UE devem cumprir estes limites.

As PFAS e o seu negócio

Várias pessoas sentadas à volta de uma mesa de conferência.

Nos locais de trabalho, na hotelaria e na assistência médica, a exposição às PFAS pode ocorrer através da água potável. Isto afeta tanto os funcionários como os clientes Os especialistas estimam que até 17% da acumulação de PFAS nas pessoas que vivem na Europa é atribuída à ingestão de água potável.

Como gerente ou proprietário de uma empresa, preocupa-se naturalmente com o bem-estar dos funcionários e dos hóspedes. Um abastecimento seguro de água potável cria um ambiente positivo e confortável, onde as pessoas se sentem motivadas. E esse é um fator numa organização próspera. Como pode ter a certeza de que está a oferecer a melhor experiência de consumo de bebidas para a saúde e o bem-estar?

BRITA CLARITY Protect

BRITA CLARITY Protect a imagem de filtragem com o emblema PFAS.

Muitos só agora estão a acordar para o problema das PFAS. Mas pode ter a certeza de que a BRITA tem uma solução testada e comprovada há muitos anos: o filtro CLARITY Protect no seu dispensador.

Para reduzir as PFAS na água potável, os especialistas recomendam métodos de sorção. O carvão ativado é um dos sorventes clássicos que têm sido intensamente testados para a redução de PFAS O nosso carvão ativado BRITA especial provém de cascas de coco trituradas e processadas, um subproduto da colheita do coco.

O nosso carvão ativado tem uma estrutura superficial particularmente porosa, o que lhe confere uma elevada capacidade de adsorção de PFAS. Uma colher de chá tem a área de superfície interna de um campo de futebol.

O filtro BRITA CLARITY Protect reduz comprovadamente mais de 99% das PFAS*. Isto também reduz microplásticos, bactérias, metais, produtos farmacêuticos, cloro e outras substâncias que prejudicam o sabor e o odor. Assim, todos podem usufruir de água limpa e segura.

BRITA: o seu parceiro holístico de hidratação

O CLARITY Protect é apenas um elemento da nossa solução de hidratação holística Mas é poderoso, fornecendo água excecionalmente limpa e segura aos seus funcionários e hóspedes. E vem de série em todos os dispensadores de água BRITA.

Com décadas de experiência e conhecimento da BRITA do seu lado, terá sempre a revigorante sensação de clareza de que tomou uma boa decisão.

Proteja a saúde dos seus colaboradores e ajude o seu negócio a prosperar. Com CLARITY Protect.

Quer saber mais? Contacte-nos através do formulário abaixo.

Filling a LARQ bottle from water dispenser
* Obrigatório
Por favor, verifica os dados que introduziste
Por favor, verifica os dados que introduziste
Por favor, verifica os dados que introduziste
Por favor, verifica os dados que introduziste
Por favor, verifica os dados que introduziste
Caracteres restantes:
Salientamos que não é possível usar os símbolos < > @ % * # | _ [ ] ~ { } ( ) e as combinações “www.” e “://”.
Posso consultar mais informações relativas à proteção de dados aqui.

Introduz os caracteres que vês na imagem abaixo e clica em enviar.

Por favor, verifica os dados que introduziste