PERGUNTAS FREQUENTES BRITA

Encontra as respostas às perguntas sobre os produtos BRITA, os benefícios da água filtrada BRITA e muito mais. Navega nas secções abaixo.

Perguntas sobre os filtros de água BRITA

A) não utilizaste um cartucho BRITA MAXTRA+

B) não introduziste totalmente o cartucho MAXTRA+ no teu jarro filtro de água. Pressiona o filtro um pouco mais no funil e tenta novamente. 

1. Efetua a leitura do código QR da embalagem com o teu smartphone (Android: requer a QR Code App / iPhone: integrado na câmara)

2. A tua agenda abre com uma entrada de calendário de 4 semanas para a troca do filtro. Só tens de guardar a entrada do BRITA Calendar na tua agenda, que passará a lembrar-te de que deves trocar o filtro a cada 4 semanas.

Tanto o filtro BRITA MAXTRA+ quanto o BRITA MicroDisc foram concebidos tendo em vista uma instalação rápida e simples.

Cartucho BRITA MAXTRA+:

Basta encher um jarro ou uma taça com água. Mergulha o cartucho BRITA MAXTRA+ em água fria e abana suavemente para remover quaisquer bolhas de ar. Introduz o cartucho no funil do jarro e passa água pelo filtro duas vezes. Depois de eliminar os primeiros dois litros, o teu cartucho filtrante BRITA está pronto a usar.

BRITA MicroDisc:

Antes de usar o MicroDisc pela primeira vez, passa-o sob água corrente e esfrega-o delicadamente com os dedos, de ambos os lados, durante aproximadamente 30 segundos. Desta forma, eliminarás eficazmente qualquer resíduo solto de carvão em pó que possa existir.

Os MicroDiscs usados devem ser eliminados juntamente com o teu lixo indiferenciado. Embora o BRITA MicroDisc tenha uma elevada quantidade de ingredientes de base biológica, uma pequena parte não tem base biológica, logo, o MicroDisc não é compostável. 

O BRITA MicroDisc usa Pure-Taste-Technology para reduzir eficazmente as substâncias que afetam o sabor, permitindo simultaneamente a passagem de minerais essenciais. O BRITA MicroDisc usa tecnologia de sabor mais puro para filtrar eficazmente substâncias indesejadas e deixar passar os minerais.

O principal ingrediente do BRITA MicroDisc é carvão ativado de grão fino, feito de cascas de coco naturais, que obtém uma estrutura altamente porosa no processo de carbonização e ativação. Por conseguinte, há uma superfície interna muito grande, com milhões de poros minúsculos que captam e bloqueiam as substâncias indesejadas, como cloro e outras substâncias que afetam o sabor, micropartículas (≥ 30 μm), e detectam impurezas (como determinados pesticidas, herbicidas e hormonas que possam existir na tua água da torneira). Como resultado, obtemos uma água mais fresca e saborosa.

Para obter a forma sólida do MicroDisc, são necessários um velo e uma uma pequena fração de um ligante, para ligar o carvão ativado granulado. Todos os ingredientes do BRITA MicroDisc são de qualidade alimentar testada. 

O material filtrante do cartucho filtrante MAXTRA+ contém uma mistura de resina de permuta iónica e carvão ativado cuja qualidade alimentar foi testada. A resina de permuta iónica utilizada reduz a dureza do carbonato (calcário) e os metais, como o cobre e o chumbo, que podem estar presentes devido à canalização doméstica. O carvão ativado reduz as substâncias que podem afetar o sabor, como o cloro e os seus compostos.

Para garantir que desfrutas de água filtrada BRITA de elevada qualidade, deves substituir o cartucho filtrante regularmente.

A vida útil de um cartucho filtrante varia consoante a qualidade da água local. Se a tua água canalizada contém uma dureza do carbonato entre 10 -12°dH, o cartucho filtrante deve ser substituído após 100 litros de água. Se a água é mais dura ou o consumo é superior, a vida útil do cartucho é reduzida em igual proporção.

O cartucho deve ser substituído, pelo menos, a cada quatro semanas.

Para um desempenho ótimo, recomendamos que troques o BRITA MicroDisc após 4 semanas. Damos-te uma ajuda para que não te esqueças de trocar o BRITA MicroDisc:

Lembrete de substituição para a tua garrafa com filtro de água:

no caso das garrafas com filtro de água BRITA para levar, podes baixar o nosso lembrete de substituição para o teu smartphone. Basta efetuar a leitura do código QR da embalagem.

Lembrete de substituição para a tua garrafa filtrante de mesa:

no caso da BRITA garrafa filtrante de mesa, podes ativar o BRITA Memo na tampa da garrafa, que monitora a vida útil do filtro e te avisa quando tens de trocá-lo. Em alternativa, também podes baixar o lembrete de substituição para o teu smartphone, efetuando a leitura do código QR da embalagem.

Sim. Todo o conteúdo dos cartuchos BRITA é de qualidade alimentar e totalmente inofensivo, mesmo se for ingerido acidentalmente.

Não, o teu jarro não está avariado! Aquilo que ouves é a válvula no funil, que necessita de espaço para se mover. Não há motivo de preocupação. Ao fazê-lo, a BRITA garante que toda a água da torneira é fiavelmente filtrada através do filtro. A BRITA aperfeiçoou os seus filtros de água alterando o funil, para garantir o ajuste perfeito do filtro de água BRITA. 

Não te preocupes, é perfeitamente normal. O facto de estar húmido ou seco não exerce qualquer efeito no desempenho do cartucho.

Quando o cartucho BRITA estiver gasto, deixa simplesmente de filtrar. Mas não deixa passar as impurezas outra vez para a água filtrada.

É apenas o carvão ativado do filtro BRITA. O carvão ativado granulado é feito de cascas de coco. Tal como acontece com qualquer produto natural, as cascas de coco estão sujeitas a variações naturais a nível da qualidade do produto. Por vezes, isso resulta na abrasão de fragmentos do carvão na tua água filtrada. A preparação do cartucho de acordo com a descrição do manual do produto pode ajudar a eliminar os resíduos de carvão em pó.

Os nossos engenheiros alemães procuram sempre encontrar a melhor solução possível e melhorar os nossos produtos. Por isso, desenvolveram o sistema PerfectFit, para garantir que os nossos filtros encaixam perfeitamente nos nossos filtros de água e filtram a água da torneira fiavelmente através do filtro. A água só corre através do filtro de água se um cartucho MAXTRA+ da BRITA estiver devida e firmemente inserido.

Não. Os cartuchos BRITA não foram concebidos para eliminar o fluoreto. Alguns fluoretos estão naturalmente presentes na água da torneira, ao passo que determinadas empresas do setor da água adicionam fluoreto à água. Caso tenhas preocupações relativamente à presença de fluoreto na tua água da torneira, consulta o teu fornecedor de água local.

Se forem armazenados adequadamente, todos os cartuchos BRITA originais podem ser guardados durante vários anos. Por armazenamento adequado, entende-se temperaturas entre 1 °C e 50 °C, sem exposição a luz solar direta ou ao calor. O cartucho deve permanecer selado na sua embalagem original.

Todos os filtros de água BRITA oferecem um elevado desempenho da filtração, reduzindo simultaneamente e com eficácia um conjunto de substâncias que podem afetar negativamente o sabor ou o odor, como o cloro. Além disso, os filtros BRITA são fáceis de instalar, ativar e armazenar.

Filtro de água BRITA MAXTRA+:

O filtro de água BRITA MAXTRA+ oferece até 4 semanas e 100 litros de água recém-filtrada. A sua resina de permuta iónica reduz tanto a dureza de carbonatos (calcário) quanto os metais, como o cobre e o chumbo. O carvão ativado reduz as substâncias que podem afetar o sabor, como o cloro e os seus compostos.

Filtro de água BRITA MicroDisc:

Compactos e potentes, os filtros BRITA MicroDisc filtram até 150 litros de água e duram até 4 semanas. A tecnologia retém os elementos indesejados que podem afetar o sabor da água, como o cloro, permitindo a passagem de minerais como o cálcio e o magnésio.

Perguntas sobre os produtos BRITA

Estes produtos devem ser lavados à mão regularmente, com detergente suave, ou na máquina de lavar loiça (máx. 50°C). Na última hipótese, é necessário desmontar a unidade.

A tampa da garrafa filtrante deve ser lavada à mão, sem uso de esponjas abrasivas.

Antes da lavagem, o BRITA MicroDisc deve ser retirado e colocado numa superfície limpa. Recomendamos que coloques semanalmente o MicroDisc num copo limpo e que vertas água quente sobre ele. Se o MicroDisc flutuar até à superfície, usa uma colher para o manter no fundo. Depois de o deixar de molho por 5 minutos, retira-o e volta a reinstalá-lo, certificando-te de que tocas no sistema filtrante com as mãos limpas.

O produto deve ser lavado antes da sua primeira utilização.

Antes de usar o BRITA MicroDisc pela primeira vez, enxagua-o sob água corrente quente, de ambos os lados, durante aproximadamente 30 segundos, para remover qualquer carvão em pó existente.

Nos primeiros litros, pode parecer que o MicroDisc filtra mais devagar porque ainda não atingiu o seu fluxo de água ideal. Neste caso, podes colocá-lo de molho em água quente durante um minuto, para otimizar o fluxo de água.

​Basta carregares no botão LED da tampa para ver o estado atual do filtro. Sempre que usares o filtro de água, a BRITA Smart Light indica-te o estado do cartucho com as suas luzes intermitentes a cores.

Basta carregar e manter a pressão no botão START da tampa até que as quatro barras apareçam no ecrã e este pisque duas vezes. E o BRITA Memo iniciará a contagem decrescente. O ponto intermitente no canto inferior direito do ecrã indica que o BRITA Memo está a funcionar. O número de barras no ecrã indica o tempo de vida útil restante do cartucho em semanas, sendo que desaparece uma barra por semana.

Deves substituir o teu cartucho filtrante, no mínimo, a cada quatro semanas. Assim, desfrutarás de um desempenho ótimo do teu cartucho BRITA.

Depois de introduzires um novo cartucho filtrante MAXTRA+, carrega e mantém a pressão no botão START do BRITA Meter durante cerca de seis segundos. Quando aparecerem quatro barras no ecrã e o “OK” piscar, o teu BRITA Meter já está ativado e o cartucho MAXTRA+ já está a filtrar adequadamente.

Para determinar o tempo de vida útil restante do teu cartucho filtrante MAXTRA+, basta ver a percentagem apresentada nas barras do ecrã. As gotículas de água intermitentes que caem sucessivamente no ecrã indicam que o processo de filtração está ativo. Quando o símbolo do cartucho filtrante pisca com a menção “NEW”, isso significa que está na altura de substituir o teu cartucho filtrante MAXTRA+.

Deves substituir o teu cartucho filtrante, no mínimo, a cada quatro semanas. Assim, desfrutarás de um desempenho ótimo do teu cartucho BRITA.

Consoante o sistema de filtro de água BRITA que possuíres, o BRITA Meter, o BRITA Memo ou a BRITA Smart Light controlam o desempenho do teu filtro. Para mais informações, consulta o manual do produto.

O BRITA On Tap foi concebido para melhorar o sabor da água da torneira como, por exemplo, para bebidas frias, e remover inúmeras impurezas, deixando os minerais, como o cálcio e o magnésio, passar através do filtro. O consumo de água dura não é nocivo nem contribui para um sabor desagradável. A água filtrada também pode ser usada para preparar bebidas quentes e cozinhar, mas não protege os eletrodomésticos da formação de calcário. Para reduzir a dureza da água, é preferível um produto com o cartucho BRITA MAXTRA+ ou uma solução BRITA sob o lava-loiças.

Aconselhamos-te a seguir sempre as recomendações da tua empresa de distribuição de água.

Não, os indicadores de substituição do filtro de água BRITA são fornecidos com bateria no interior.

Sim, a maioria dos nossos jarros podem ir à máquina de lavar loiça até 50°C. Em alternativa, o  jarro filtrante de água BRITA pode  ser lavado à mão com água morna com detergente e uma esponja. Para mais informações, recomendamos a consulta do manual de instruções.

Os seguintes produtos/componentes BRITA não podem ir à máquina de lavar loiça e devem ser lavados de acordo com as indicações do manual de instruções:

  • BRITA Fun
  • BRITA Flow
  • Tampas do BRITA jarro filtro de água com BRITA Memo

METER e Smart Light: retirar da tampa antes de a colocar na máquina de lavar louça

Sim, o filtro de água BRITA MicroDisc permite a passagem dos minerais. Foi concebido para filtrar substâncias indesejadas (como cloro, micropartículas e vestígios de impurezas) e, simultaneamente, permitir a passagem de minerais (como cálcio e magnésio). 

Todos os materiais BRITA em contacto com a água não contêm policarbonato, pelo que não libertam BPA. Além disso, os materiais utilizados nos aparelhos BRITA têm certificado de qualidade alimentar. Isto inclui os ensaios de migração em conformidade com a legislação CE. Por conseguinte, não existe migração nem substâncias proibidas/perigosas acima dos valores CE estabelecidos.

Verifica que tipos de filtros tens em casa. A qualidade é prioritária para a BRITA, logo, só podemos garantir uma filtração ótima para os nossos consumidores com a utilização dos nossos cartuchos BRITA MAXTRA+. Certifica-te de que só utilizas cartuchos MAXTRA+.   

Embora use o mesmo filtro, o tipo de filtração é diferente entre as garrafas com filtro de água BRITA para levar e as garrafas filtrantes de mesa BRITA:

geralmente, as garrafas filtrantes BRITA com filtração por gravidade, como é o caso das garrafas de mesa, oferecem um tempo de contacto superior das impurezas com o carvão ativado, o que aumenta o desempenho e a duração do filtro. O BRITA MicroDisc filtra até 150 litros.

Com as garrafas com filtro de água BRITA para levar, a água é filtrada enquanto é bebida. A sucção promove uma velocidade de fluxo superior e menos tempo de contacto com o carvão ativado. O filtro de água BRITA MicroDisc filtra até 60 litros. 

Filtra apenas a água fria para obter um desempenho ideal. As definições da água não filtrada podem ser usadas com a água quente.

Não. Os sistemas de filtro de água BRITA foram concebidos para serem usados exclusivamente com água da torneira tratada em estação de tratamento municipal ou com água fornecida através de sistemas de fornecimento privado cuja potabilidade tenha sido aprovada.

Ambos são indicadores de troca de cartucho eletrónicos que te indicam quando deves substituir o teu cartucho filtrante.

O BRITA Memo regista o tempo desde que substituíste o teu cartucho filtrante pela última vez. Basta carregar no botão para iniciar a contagem decrescente. E lembra-te automaticamente de que está na altura de substituir o cartucho.

O BRITA Meter usa três fatores para determinar o momento ideal para substituir o cartucho: o volume da água filtrada, a dureza da água e o tempo decorrido desde a última substituição do cartucho.

O filtro dura até 600 litros (cerca de 4 meses, consoante a utilização) e pode ser trocado rapidamente. O visor digital mostra a capacidade restante do filtro.

A BRITA garrafa filtrante foi concebida para melhorar o sabor da água da torneira para ser consumida fria. Também podes usar água filtrada para preparar bebidas quentes, mas não protege os eletrodomésticos contra a formação de calcário.

Para saberes onde comprar o cartucho para versão antiga do BRITA On Tap, contacta a nossa assistência ao cliente. O número de telefone encontra-se abaixo, no rodapé do website.

O OLAP agora chama-se mypure. Podes encontrá-lo online aqui.

Vantagens da água filtrada

É preferível usar água filtrada BRITA nos ferros a vapor à água da torneira, para ajudar a reduzir a formação de calcário. No entanto, para a maioria dos ferros a vapor com base em alumínio, recomenda-se o uso de água desmineralizada, para um desempenho ótimo. A água filtrada é ideal para ferros com uma base de aço cromado. Em caso de dúvidas quanto ao tipo de ferro que possuis, consulta o manual de instruções ou contata o respectivo fabricante.

Isto aplica-se a todos os filtros de água BRITA com base de resina de permuta iónica e carvão ativado, como os filtros de água MAXTRA+. 

Não. Os filtros de água BRITA que contêm resina de permuta iónica e carvão ativado reduzem as substâncias existentes na água da torneira que podem afetar o seu sabor e aspecto. Este processo apenas desmineraliza parcialmente a água. Em contrapartida, a água destilada é totalmente desmineralizada. É por isso que a água filtrada não deve ser utilizada nos casos em que a água destilada é necessária, por exemplo, nas baterias de automóvel.

A dureza da água divide-se em duas categorias: dureza permanente e dureza temporária. A dureza permanente não afeta o sabor da água nem o funcionamento dos eletrodomésticos. A dureza temporária afeta o sabor dos alimentos e bebidas preparados com água quente. Além disso, provoca depósitos de calcário nos eletrodomésticos que aquecem água, como chaleiras, ferros a vapor, máquinas de café e máquinas de lavar.

Ao reduzir a dureza temporária da água, os cartuchos filtrantes de água BRITA reduzem as substâncias que afetam o sabor e o aroma e a formação de calcário. O resultado é uma água de excelente sabor para bebidas quentes e cozinhados preparados com água e menos formação de calcário nos eletrodomésticos. Qual é a dureza da tua água? Para saberes, pede uma tira de teste da dureza da água gratuita.

Os produtos BRITA reduzem os resíduos de plástico, têm uma pegada de carbono muito menor do que a água engarrafada, contribuindo assim significativamente para uma sociedade mais sustentável. Como empresa, também queremos fazer essa contribuição, reduzindo ao máximo o impacto ambiental das nossas atividades comerciais continuando, simultaneamente, a prosperar e crescer.

A água canalizada é rigorosamente regulamentada e controlada, mas pode conter substâncias que podem afetar o seu sabor e aspecto. Um filtro de água BRITA pode reduzir os seguintes elementos da água da torneira:

  • dureza de carbonatos/calcário (iões de cálcio e magnésio)
  • cloro livre e cloro combinado (se existir)
  • chumbo e cobre

A água filtrada BRITA oferece a base perfeita para preparar bebidas quentes aromáticas, tais como café e chá para toda a família. É ideal para cozinhar e protege eficazmente os eletrodomésticos contra a formação de calcário.

Estas vantagens aplicam-se aos filtros de água BRITA com permuta iónica e carvão ativado de base, como os filtros de água MAXTRA+. O filtro de água com MicroDisc é uma exceção baseada em carvão ativado. Foi desenvolvido para ser uma solução portátil e simples para otimizar o sabor da água fria. Pode ser usado na garrafa filtrante de mesa e nas garrafas com filtro de água para levar.

A água filtrada BRITA deve ser armazenada num local fresco, como o frigorífico. Além disso, o produto BRITA deve estar protegido da luz solar direta e a água do recipiente deve ser consumida no prazo de um dia.

O processo filtrante pode provocar um ligeiro aumento do nível de potássio da água. Contudo, um litro de água filtrada BRITA contém menos potássio do que uma maçã. Se sofreres de doenças renais ou caso sigas uma dieta com restrições de potássio por outros motivos, recomendamos que consultes o teu médico antes de usar um jarro filtrante.