Iluminação consistente, paredes e mobiliário de cores neutras. O design interior do laboratório sensorial da BRITA é muito minimalista – por uma boa razão. Nada deve distrair os testadores ou influenciar os seus sentidos. Afinal, o seu trabalho é um fator decisivo na qualidade da água filtrada BRITA.
Os planos para a construção de um laboratório sensorial interno e para a criação de um painel BRITA datam de 2013. Finalmente, em novembro de 2015, o Diretor Executivo Markus Hankammer inaugurou a sala de provas. Após extensas remodelações, seguiu-se a sala de preparação, em fevereiro de 2016. E com ela a concretização de um sonho há muito esperada tornou-se realidade para Birgit Kohler, Diretora de Organolética na BRITA e um dos poucos escanções oficiais de água, na Alemanha. Birgit Kohler sabe muito sobre ciência alimentar sensorial e bons sabores. Especialmente, no que se refere à água. Graças ao seu próprio laboratório e à equipa de testadores profissionais, a BRITA pode trabalhar com flexibilidade e independência. Um marco na história da empresa.
A ciência do sabor ótimo
Toda a água não é criada igual. Os testes profissionais melhoram o seu gosto continuamente.
Uma sala, muitas possibilidades
Os testes têm lugar no laboratório sensorial. Luz artificial e um design minimalista mantêm a atmosfera neutra. Isto garante que o ambiente circundante se mantém o mesmo em todas as épocas do ano, para que não influencie o modo como os testadores percebem o gosto. A sala de provas pode acomodar até doze testadores de uma vez. As cabinas de teste podem ser adaptadas para cada teste. “Isto cria um espaço onde podemos trabalhar sem interrupções. Ao mesmo tempo, os testadores podem falar facilmente uns com os outros”, explica Birgit Kohler sobre o conceito que ela concebeu.
Recolha e estudo
O laboratório sensorial da BRITA luta por uma coisa: análise de gosto objetiva. De uma forma ideal, todas as unidades de negócios relevantes da empresa podem usar os resultados. A BRITA também efetua ativamente intercâmbios com peritos sensoriais internacionais. A visão aprofundada que se ganha com estes testes e a transferência de conhecimento profissional está entre as competências nucleares da BRITA. “Durante décadas, apenas falámos de gosto”, diz Kohler. “Hoje medimo-lo efetivamente nós próprios”, acrescenta Alexandra Merz, Chefe da Equipa de Testes. Os resultados dos testes fluem para vários projetos e produtos, acabando sempre por melhorar o gosto da água. E não só em teoria mas também na prática. Porque todos deveriam poder desfrutar de um ótimo gosto.