BRITA planeta saudável ondas do mar

Um planeta mais saudável

Opta por filtrar ao invés de descartar

BRITA história copo de água

A água abrange 70 por cento da superfície terrestre. Inclui uma profusão de plantas e animais inestimáveis e essenciais para os seres humanos e é algo impressionante de se ver. Mas dentro de alguns anos haverá pilhas de lixo, incluindo inúmeras garrafas de plástico, a flutuar nos nossos oceanos. É tempo de mudar com os filtros de água BRITA que contribuem para a sustentabilidade ambiental.

Nessas massas de resíduos nos oceanos do mundo, as águas estão poluídas com inúmeras garrafas PET, sacos de plástico, isqueiros e muitos outros objetos de plástico.

As garrafas de plástico têm uma vida útil que chega aos 400 anos

O problema: a natureza leva até 400 anos a biodegradar uma garrafa de plástico. Em primeiro lugar, os fragmentos maiores decompõem-se em partículas menores. Posteriormente, colam-se de forma invisível às plantas dos nossos pés quando caminhamos descalços na praia. As baleias, golfinhos e outros habitantes dos nossos oceanos ficam presos nos detritos plásticos e morrem. Os corais são destruídos pelos resíduos flutuantes e os peixes tomam os plásticos por alimentos, ingerindo-os, o que explica a existência de microplásticos na nossa cadeia alimentar. Mas a verdade é que o plástico não deve ser um dos ingredientes da nossa sopa de legumes.

Além disso, quando os resíduos de plásticos dos nossos oceanos dão à costa nas praias, isso constitui uma verdadeira ameaça para inúmeros destinos turísticos, privando as populações locais do seu meio de subsistência. Os agricultores das zonas costeiras, instalações de dessalinização e centrais hidroelétricas também sofrem com a poluição resultante da atividade humana.

O uso desenfreado de plásticos e a negligência no tratamento de resíduos de plásticos produzem consequências nefastas para os oceanos em todo o mundo. Na qualidade de consumidores, podemos contribuir ativamente para a saúde do nosso planeta reduzindo os resíduos de plásticos. As pequenas ações também contam!

BRITA planeta saudável fill&go Vital mulher parque

Na BRITA, começámos a pensar na reciclagem antes de se ter tornado moda, porque queremos simplesmente tratar o meio ambiente de forma justa. - Markus Hankammer, Presidente Executivo do Grupo BRITA

Cuidar do ambiente com água filtrada BRITA

Quem gosta de beber água recorre frequentemente às garrafas de água de plástico quando está fora de casa. São mais leves do que as garrafas de vidro e, em regra, são muito mais baratas. Se, ao invés, beberes água filtrada BRITA, poupas dinheiro e ajudas a cuidar do meio ambiente.

Na BRITA preocupamo-nos seriamente com o impacto que os nossos produtos causam no meio ambiente. A tal ponto que, na verdade, os testámos cientificamente. Os resultados revelaram que 1 litro de água filtrada BRITA gera até 27 vezes menos CO2 do que 1 litro de água engarrafada. Porquê? Porque o cartucho filtrante BRITA MAXTRA tem capacidade para filtrar muitos litros de água que, de outra forma, seria comprada engarrafada.

Os nossos produtos geram menos resíduos, utilizam menos recursos naturais e poupam custos de transporte. Em suma, assim contribuímos para uma pegada ecológica menor e um planeta mais saudável. A título de exemplo, só em 2015, a água filtrada BRITA evitou 250 000 toneladas de emissões de CO2, o que equivale às emissões anuais de dióxido de carbono de 130 000 automóveis!

Mais formas de reduzir os resíduos de plásticos

  • Pondera alternativas ao plástico, em matéria de brinquedos, acessórios, móveis ou eletrodomésticos.
  • Evita embalagens de plástico: os produtos que custam mais por não virem embalados em plástico são um bom investimento para o planeta.
  • Sempre que possível, não uses sacos de plástico e, quando o fizeres, reutiliza-os.
  • Faz a triagem dos resíduos: elimina os resíduos de plásticos através do sistema de reciclagem público (se disponível).
  • Ao invés de usares película aderente, usa papel vegetal.
  • Evita os produtos descartáveis, como isqueiros ou lâminas de barbear.
  • Opta pela reparação, ao invés de descartares.
  • Tem também em atenção aos presentes que ofereces aos outros.

Do cartucho filtrante ao banco de jardim

A reutilização e a reciclagem de cartuchos usados também exercem um efeito positivo no meio ambiente. Na realidade, a BRITA foi o primeiro fabricante de filtro de água a oferecer aos clientes um programa

de reciclagem em 1992. Na base do programa de reciclagem BRITA, que pode variar consoante o país, está o nosso sistema de regeneração específico, com uma estação de tratamento de águas residuais integrada nas nossas instalações de Taunusstein. Nessas instalações, a resina de permuta iónica recuperada é regenerada internamente e reutilizada diretamente no processo de produção. O que acontece às caixas de plástico? São transformadas em novos cartuchos ou peças, bem como em baldes de plástico coloridos e bancos de jardim confortáveis nos quais poderás vir a sentar-te, de consciência tranquila.

Pegada ecológica

BRITA planeta saudável fill&go Vital lime mulher

Uma pegada ecológica é um indicador ambiental que revela a quantidade de emissões de dióxido de carbono geradas por determinada ação ou produto num prazo específico. O conceito foi desenvolvido em 1994 pelos investigadores Mathis Wackernagel e William Rees para detetar os efeitos do nosso comportamento e da atividade económica no meio ambiente.